quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Brake Light | Ideia de como consertar

Ideia de como consertar o Brake light de seu carro
   Olá eu sou o Maik e nesse primeiro post vou mostrar como que foi feito o conserto do brake light de um Volkswagem Santana 1998.
   Pra quem não sabe o que é um brake light, é aquela luz extra do freio que fica numa altura maior do as luzes, auxiliando na melhor sinalização do carro ao frear.
Essa ideia de conserto pode ser aplicada em outros modelos de carros que possuam o brake light e que tenham a mesma dificuldade. Que no nosso caso era que o cliente não estava achando o brake light para ser substituído e também não queria ter um gasto muito grande no conserto.


O que era o problema...
Toda vez que o cliente pisava no freio em dias de chuva o fusível do freio estourava e isso fazia com que nenhuma das luzes do freio funcionasse e até outros componentes ligados a esse fusível paravam de funcionar.   O que causava a queima do fusível era um curto na placa de LEDS do brake light. A solução encontrada foi colocar por cima dos LEDS originais a fita de led 12 volts, que caberá tranquilamente naquele espaço e vai ficar bem legal!!!
  Materiais usados:
- 48 cm de fita led branca 12V
- 30 cm de fio duplo (1,0 mm)
- Fita dupla face 3M (fixar aerofólio)
- Álcool e pano (limpeza do local)
  Ferramentas usadas:
-Chave de boca (10mm) para retirar as 4 porcas
- Chave Philips
- Cola quente ou silicone
- Ferro de solda e estanho
- Espátula plástica ou chave de fenda com pano (retirar aerofólio sem arranhar)
   Vamos por a mão na massa! Retire as quatro porcas (10 mm) sinalizados com a seta amarela, pode usar uma chave “L” 10mm ou com a chave de boca (10mm) para retirar elas.
Depois que foi retirado o aerofólio do carro, deve ser feito a limpeza do local e tirar os restos de cola com um pano e álcool.
   Já com o aerofólio na banca e com o brake light separado dele. Retire a tampa de proteção dos leds que ela é somente encaixada.
A fita de led deve ser colocada em cima dos leds originais. Então pode ver que ali dentro estão os leds originais fixados na placa. Em cima coloque a fita de led 12V, basta tirar a proteção da cola e ir apertando ela ali dentro. Como essa minha fita LED ficou bem firme e bem encaixada no local, não foi preciso colocar nenhuma cola extra, nada a mais. Os fios foram soldados na fita de led e foi somente colocado uma fita isolante para proteção. Colocar de volta a capa de proteção. Faça uma boa vedação com silicone ou cola quente para que fixe bem e não deixe entrar água.
Nessa parte já foi feito uma limpeza com álcool,  retirado os restos de cola e colocado a fita dupla face que será fixado o aerofólio. Nessa parte tenha o cuidado ao fazer a passagem do fio, para que o fio não quebre nem fique esmagado.
Finalizando, aqui o aerofólio já está fixo.  Após a passagem do fio por dentro do veiculo, fixe o aerofólio e depois faça a ligação elétrica. Essa ligação da fita led é bem simples.   Ligue os dois fios que ficaram na espera (do carro) aos fios  que você puxou para a parte de dentro do carro. Basta ligar (aos dois fios do carro) e pedir para alguém pisar no freio.  Você vai ver se os leds vão acender (os leds do brake light que você trocou). Se eles não acenderem  basta inverter a ligação dos fios e quando pisar no freio ele deverá acender.
Você pode ver também o vídeo de como ficou...